quarta-feira, 2 de julho de 2014

7 receitas poderosas para ter mais saúde

Prevenir câncer, descongestionar o nariz ou recuperar a energia perdida: essa bebida é sua aliada. Confira as receitas ideais para cada objetivo, retiradas do livro "A Revolução do Suco Verde" (Ed. Alfalivros), recém-lançado no Brasil.

1. Combater o câncer
Estrelas deste suco, os brócolis possuem sulforafano, substância que age na prevenção do câncer. Já as frutas vermelhas têm antioxidantes, que favorecem o funcionamento adequado das células. Isso é fundamental para evitar o problema, já que o câncer é uma multiplicação de células defeituosas.
Receita
Bata no liquidificador 4 xícaras de broto de brócolis, 4 xícaras de amoras orgânica e 1 xícara de água. Rende 1 litro.

2. Ter mais energia
Cheia de antioxidantes, esta bebida é potente: "varre" os radicais livres do organismo e dá mais disposição ao corpo. "Na verdade, todos os sucos verdes dão energia, mas esse, em particular, tem suco de laranja, que é doce e faz você se sentir mais disposta imediatamente após bebê-lo", explica a russa Victoria Boutenko, autora do livro A Revolução do Suco Verde (Ed. Alfalivros, R$ 46).
Receita
Coloque no liquidificador 6 folhas de uva, 3 folhas de couve, 2 mangas, 1 xícara de morango e 2 xícaras de suco de laranja. Depois é só bater e tomar. Rende 1 litro.

3. Prevenir gripe
Chamado "combinado de vitamina C", este suco é feito de limão e azedinhas (um tipo de hortaliça) e é um santo remédio para evitar gripes, por exemplo. "Quem toma esse suco verde diariamente quase nunca fica doente, com gripe ou febre, pois ele blinda o sistema imunológico contra vírus e bactérias", afirma Victoria.
Receita
Bata 4 xícaras de espinafre, 2 xícaras de azedinhas, suco de ½ limão-siciliano , 2 peras e 2 xícaras de água. Rende 1 litro.

4. Descongestionar as vias aéreas
Esta receita funciona que é uma beleza no inverno, quando o nariz vive entupido. Isso porque o limão e o tomate possuem vitamina C, a pimenta dilata os vasos, e o agrião colabora com as vias aéreas. Mas, se vive congestionada, investigue o problema com um especialista.
Receita
Jogue no liquidificador 1 xícara de agrião,1 folha pequena de rabanete, 1 lasca de pimenta-malagueta, 1 tomate grande, 2 talos de aipo e suco de limão-siciliano. Bata e tome em seguida. Rende 2 litros.

5. Limpar o fígado
O suco descrito aí embaixo é feito de plantas amargas como o dente-de-leão, que estimulam o funcionamento do órgão e a produção da bile - líquido cuja função é digerir gorduras. O efeito é detox.
Receita
Adicione ao liquidificador 4 xícaras de dente-de-leão, ½ endívia, 2 xícaras de espinafre, 2 xícaras de suco de maçã, 1 banana, 2 peras, 2,5 cm de raiz de gengibre e 1 xíc. de arando. Bata e consuma. Rende 2 litros.

6. Tirar a fome
Se você vive atacando a geladeira, invista neste suco. De acordo com a especialista russa, os ingredientes desta receita são ricos em "fibras volumosas", que demoram a ser digeridas e promovem a saciedade.
Receita
Bata 3 xícaras de couve, 3 xícaras de acelga, 3 pimentões vermelhos com sementes, ¼ de abacate e 3 xícaras de água. Rende 2 litros.

7. Evitar as rugas
A autora do livro garante que este mix é um grande aliado da beleza e da longevidade por conter folha de uva, rica em resveratrol, poderoso antioxidante que combate as rugas e o envelhecimento precoce.
Receita
Bata no liquidificador 4 xícaras de alface-romana, 5 folhas de uva, 2 mangas e 2 xíc. de água. Rende 1 litro.

Fontes: Ana Ceregatti, nutricionista clínica especialista em vegetarianismo; Patrícia Peixoto Vieira, nutricionista especialista em nutrição infantil pela Universidade Federal de São Paulo; Receitas retiradas do livro A Revolução do Suco Verde (Ed. Alfalivros).

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/suco-verde-7-receitas-poderosas-ter-mais-saude-786260.shtml - Marília Medrado - Edição: MdeMulher - Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário