sábado, 19 de julho de 2014

Conheça as doenças que mais atingem os homens!

Você sabia que as mulheres vivem em média sete anos a mais que os homens? Isso por que somos descuidados com a nossa saúde!

As mulheres suportam melhor a dor e vivem mais, cerca de sete anos. Este fato já foi comprovado em vários dados estatísticos feitos pelo mundo e um dos motivos para isso é por conta de algumas doenças que, infortunadamente, atingem muito mais os homens do que as mulheres. Para ajudar na manutenção da saúde do homem e tentar ao menos equiparar essa situação, é fundamental saber quais são e como se prevenir para que elas não aconteçam.

Tal conhecimento deve gerar uma mudança no comportamento diário do homem, muito mais descuidado com sua saúde do que as mulheres. Não por acaso, pesquisas demonstram que homens casados vivem mais do que solteiros, devido ao acompanhamento mais acurado de sua companheira.

Mas esse não é o correto, não é mesmo? Os homens têm condições de cuidar de sua saúde por si mesmos. Como primeiro passo, veja agora quais são as doenças que mais acometem os homens:

Problemas cardiovasculares
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a enfermidade que mais leva os homens à morte são as originadas por problemas cardiovasculares, que consiste na acumulação de gordura nas artérias, veias e vasos sanguíneos.
As mais reticentes são as ligadas à isquemia do miocárdio que é a diminuição do fluxo de sangue no coração, que pode ocorrer repentinamente e sem sintomas ou de forma sintomática, com angina de peito ou infarto agudo do miocárdio.
A alimentação com muita gordura, ingestão exagerada de bebida alcoólica e o sedentarismo são algumas das principais causas desses problemas. Melhore sua dieta e pratique exercícios físicos.

Diabetes
A ingestão demasiada de açúcar tem aumentado o número de diabetes em todas as faixas etárias, mas são os homens que lideram esta triste estatística. O diabetes é considerado uma doença crônica que aumenta os níveis de açúcar no sangue, cujo organismo não consegue transformar a glicose ingerida proveniente dos alimentos.
Aqui temos, mais uma vez, um caso causado pela má alimentação. Mude sua dieta e se previna dessa enfermidade.

Problemas urológicos
São vários. Entre os que mais acometem os homens estão os distúrbios de ereção, fimose e incontinência urinária. Veja:
Distúrbios de ereção
Ocorre nos casos em que o homem não consegue ter ou manter uma ereção adequada para uma relação sexual. As causas podem ser físicas ou psicológicas e variam entre problemas nas artérias, consumo de álcool, drogas e cigarro, problemas de autoestima, tensão e depressão.

Fimose
Bem comum em muitos homens, a fimose consiste no impedimento da saída da extremidade do pênis. Seja em grau pequeno ou grande. Isso impossibilita a limpeza correta do membro e até dificulta o sexo. O tratamento deve ser feito cirurgicamente.

Incontinência urinária
Acontece quando o homem perde controle de sua urina. Os casos acontecem mais em pessoas acima dos 45 anos e também em quem teve que retirar um câncer de próstata ou lesão no esfíncter. O recomendável é realizar um check-up todos os anos com um urologista de sua confiança.

Câncer de próstata
Outra doença que atinge mais homens acima dos 45 e 50 anos. O câncer que mais afeta os homens possui tendência genética, portanto, se você tem casos da doença em sua família, fique alerta.
Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são as dificuldades para urinar, diminuição na força do jato da urina e frequência urinária alterada, mas esses sintomas são difíceis de perceber até que o câncer evolua e provoca dores no organismo depois da metástase nos ossos.
No entanto, quando descoberto no início, as chances de cura são muito superiores. Então trate de realizar os exames de toque retal, exame digital da próstata, exame de sangue e a ecografia.

De posse dessas informações, comece a se prevenir de todas essas doenças que atingem a população masculina.
Se você está a muito tempo sem ir ao médico ou nunca fez nenhum exame dos acima citados, não espere mais, afinal de contas com saúde não se brinca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário