terça-feira, 19 de agosto de 2014

8 hábitos que melhoram a memória

Confira dicas para ajudar a não esquecer os afazeres da rotina

Fugir uma coisa ou outra da cabeça é comum. Mas, segundo a neurologista Flavia Abido (RJ), o esquecimento constante deve ser valorizado. “Pode ser sinal de transtornos de humor (depressão e ansiedade) e do sono, déficit de atenção, doenças da tireoide, diabete, entre outros”, alerta Flavia. Veja quais hábitos cotidianos você deve adotar para melhorar sua memória e prevenir futuras doenças.

Vá para a academia e ponto
O exercício, segundo a personal trainer e consultora de qualidade de vida, Luciana Piccoli, melhora o trabalho cerebral e aumenta a capacidade de concentração. “Além disso, durante a atividade, o fígado produz uma substância que cai no sangue e entra no cérebro, fazendo o hipocampo produzir BNDF, que estimula o nascimento de novos neurônios. O hipocampo é a principal sede da memória a longo prazo e a área de maior importância para o aprendizado e emoções. Todo esse processo só é gerado através da atividade física”, explica Luciana.

Você mais cult
Toda e qualquer atividade intelectual é bem-vinda: palavras cruzadas, leitura, jogos, estudos… “Isso ativa todas as áreas do cérebro, estimulando a atenção e a memorização”, fala a neurologista, membro da Academia Brasileira de Neurologia, Sonia Brucki.

Já para a acupuntura
“A acupuntura estimula pontos que ativa regiões variadas do cérebro e do sistema nervoso central. Quando o foco é melhorar a memória, utiliza-se pontos que estão relacionados com o hipocampo e as múltiplas áreas do córtex cerebral, onde há integração dos estímulos sensoriais, afinal, a lembrança é visual, auditiva, emocional, olfativa, de curta e longa duração, etc.”, esclarece a médica acupunturista Helen Nasser, do Espaço Lavanda, em São Conrado (RJ).

Bons sonhos
O sono de boa qualidade, de acordo com Flavia, é fundamental para a consolidação das informações adquiridas no dia anterior, contribuindo, portanto, para uma boa memória.

De olho na diabete
O cérebro precisa de energia para funcionar e, por isso, requer bastante glicose (açúcar), a forma mais rápida de energia. “Ele consome cerca de 50% do total de glicose que ingerimos diariamente, então é fundamental manter estável o fluxo, pois vai beneficiar o aprendizado e aumentar a capacidade de memorizar”, explica a médica ortomolecular e nutróloga, Tamara Mazaracki.

Cigarro nunca mais
Até na memória ele influencia. “O vício pode deixar os neurônios envolvidos na formação de nova memória mais lentos. Há ainda uma diminuição significativa nos níveis de acetilcolinesterase e na síntese de óxido nítrico, fragilizando também o processo de armazenamento de informações”, explica o neurocirurgião Eduardo Barreto (RJ).

Um pouquinho de sol, pode
Nossa principal forma de obtenção de vitamina D é através dos raios solares. “A vitamina D é, na verdade, um hormônio e age como um anti-inflamatório neuronal, ou seja, ajuda a tonificar cérebros velhos, e trata a perda de memória ligada ao envelhecimento”, fala Tamara. Apenas 15 minutinhos já são suficientes. Bom para prevenir, né?

Bye, bye zona de conforto
Coloque seu cérebro para fazer coisas novas. “Realize as tarefas do dia a dia de um jeito diferente. Por exemplo: mude os caminhos, a mão que você come e escova os dentes, troque o mouse de lado. Isso mantém o cérebro ativo”, sugere o neurologista Leandro Teles (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário