domingo, 10 de agosto de 2014

A três meses do Enem, aluno deve priorizar conteúdo que sabe mais

A três meses do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014, os vestibulandos devem dar prioridade aos conteúdos que têm mais domínio, segundo os professores ouvidos pelo UOL. A ideia é otimizar o tempo, que está ficando escasso a partir deste período.

"O estudante não deve desperdiçar o tempo tentando aprender conteúdos que ele nunca dominou", diz Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante. "Mesmo quando se trata de temas recorrentes no exame, a essa altura não compensa." Segundo ele, os alunos devem se fixar nos assuntos que têm alguma facilidade e sabem que podem melhorar seu desempenho.


Resolver exercícios de provas anteriores é uma boa estratégia de auto-avaliação, aconselha  o psicopedagogo Raison Pinheiro, do Sistema Ari de Sá (SAS). "É importante também não dormir com a dúvida. Ou seja, é necessário esclarecê-la no momento em que se estabelece. Uma sugestão é fazer isso no intervalo entre as aulas, ótimo momento para conversar com os professores", afirma.

Andrea Ramal, educadora e doutora em educação, acredita que é importante treinar como se o aluno estivesse no dia da prova. "Responda primeiro as questões mais fáceis e só então se dedique às difíceis. Cronometre o tempo para ter certeza de que, no dia, você saberá administrá-lo bem."

Antes de mais nada, os professores aconselham que o aluno faça um plano de estudos. Nele, distribua as matérias que estudará ao longo da semana e estipule os horários e os dias. "Se o aluno ainda não produziu muito e quer aproveitar esses últimos meses, o ideal é estudar também em um dia do final de semana, e deixar o outro como descanso", diz Célio.

Segundo Raison, é essencial manter uma rotina diária, incluindo os finais de semana.  "Contudo, deve-se sempre respeitar seu próprio limite e ritmo", adverte.

Fuja dos vilões que tiram a concentração, como as redes sociais, o celular, a TV e os games. É preciso ter foco. Reserve um momento do dia para acessar dispositivos eletrônicos, mas nunca interrompa o estudo.

"Se cada vez que você ouvir o toque de uma nova mensagem, parar para olhar, o tempo não vai render", acredita Andrea. "Se na sua casa não houver um ambiente tranquilo, é bom buscar outra alternativa, como por exemplo uma biblioteca."

Nos últimos anos, o Enem tem mudado o seu perfil de prova. É bom ficar atento a isto. "De 2011 para cá, as questões não demandam apenas interpretação. Aqueles alunos que têm a imagem do Enem antigo, que ainda tinha 63 questões, vão cair do cavalo", acredita Célio. "Agora é necessário ter um domínio mesmo que mínimo do conteúdo."

Para a redação, a educadora Andrea recomenda que o estudante crie uma rotina de ler jornais e sites de notícias, sobretudo artigos e colunas. "Isso será útil tanto para a redação, como para as provas das áreas, que costumam trazer questões relacionadas a fatos do cotidiano", diz.

Como exercício, é importante escolher alguns temas para elaborar textos dissertativos, lembrando de pensar soluções efetivas e viáveis para os problemas abordados. O UOL possui o serviço do  Banco de Redações para o qual os internautas podem mandar suas produções. Todo mês há um novo tema proposto.

Pressão

É interessante que o estudante encontre ainda momentos para baixar o estresse e amenizar a pressão. Não comparar seu desempenho em anos anteriores (caso já tenha feito a prova) e sua performance com a de colegas deve ser o primeiro passo.

Estar emocionalmente preparado é um diferencial para resolver as 180 questões do Enem. Por isso, procure equilíbrio entre os estudos e a vida social. "É bom fazer atividades físicas porque elas são fundamentais para manter a cabeça ativa e seu organismo em bom funcionamento", diz Andrea.

Enem 2014

As provas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro, o exame começará às 13h (horário de Brasília).

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário