domingo, 2 de novembro de 2014

Sete cuidados para manter as unhas impecáveis

Evite que as cutículas ressequem e que a unha descame ou fique amarelada

Protetor solar para a pele e hidratação redobrada para os cabelos são cuidados básicos para o verão - sem eles, ao término da estação, fica difícil até se olhar no espelho tamanho o estrago. Mas e suas unhas, como prevenir que elas descamem, amarelem ou passem a quebrar à toa? "Os cuidados essenciais valem para o ano todo, mas existem alguns truques especiais para os dias de verão", afirma a dermatologista Daniela Hueb, especialista do Minha Vida.

A seguir ela e duas manicures ensinam o que você precisa fazer para aproveitar os dias de calor sem precisar esconder as mãos no bolso. 

Beba bastante água
Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. "No verão as cutículas tendem a ficar mais ressecadas e o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos - quando começam a sair pequenas camadas da unha", explica a manicure Valquíria Pacheco, do salão Clube Capelli, no Rio de Janeiro.

Manter o corpo hidratado faz com que suas também fiquem mais hidratadas e saudáveis, evitando esse tipo de complicação. "Seis copos de água por dia é o mínimo. Você ainda pode completar o consumo com sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas", afirma a manicure e porcelanista Lene Alves, do salão Fino Capelli, também no Rio de Janeiro. O enxofre, o silício e as vitaminas A e B12 ajudam no fortalecimento das unhas e podem ser encontradas em alimentos como nozes, leite, ovos, espinafre, aveia e frutas vermelhas, de acordo com a dermatologista. 

Passe hidratante nas mãos
As unhas são compostas de queratina e recobertas por um manto que impede a água de evaporar das camadas superficiais da pele. "As agressões externas, como lavagens sucessivas e produtos químicos, removem esse manto provocando a evaporação da água e causando o ressecamento das mãos e unhas", explica Lene. "Os hidratantes servem, basicamente, para restaurar essa camada".

O ideal seria passar o hidratante a cada lavagem de mãos ou quando você senti-las muito secas. "Além disso, a cada 15 dias é necessário realizar uma esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa, de preferência sem esmaltes, para diminuir o ressecamento", recomenda Lene. 

Cera nutritiva
As ceras nutritivas são ótimos aliados para manter a hidratação das cutículas. Segundo Lene elas são à base de óleo, mas não deixam as mãos com aspecto oleoso e podem ser usadas por cima do esmalte. "A cera deve ser aplicada três vezes por dia, para manter a cutícula hidratada e evitar o surgimento daqueles cantinhos", recomenda Valquíria.  

Óleo fortalecedor
Para quem já sofre com as unhas fracas e vê se problema se agravar no verão, o melhor a fazer é investir em um óleo fortalecedor. De acordo com Valquíria, algumas marcas disponibilizam esse óleo em uma versão conta gotas, para facilitar a aplicação. "Passe-o nas unhas antes de pintá-las, para que o óleo entre em contato de direto com a unha, estimulando a produção de queratina para fortalecê-la", explica.  

Para a unha não amarelar
A exposição ao sol, sal, cloro, resíduos de protetor solar, óleos e cremes hidratantes corporais podem fazer com que as unhas e o esmalte fiquem amarelados, com uma aparência pouco saudável. "Para evitar isso, o melhor é utilizar bases de unha impermeabilizantes", diz Lene. Outro cuidado importante é intercalar as cores dos esmaltes que você usa: os escuros contribuem para o amarelamento das unhas. Por conta disso, os dermatologistas aconselham uma pausa entre os esmaltes. Sua unha já amarelou? Nesse caso, apenas o crescimento fará com que ela volte para a cor natural. 

Faça as unhas uma vez por semana
As manicures recomendam que as unhas sejam lixadas e feitas pelo menos uma vez por semana, não só no verão como no ano todo. "Dessa forma elas crescerão mais fortes e saudáveis", afirma Lene. Só reserve uma semana do mês para deixá-las sem esmalte ou remova dois antes de ir à manicure se quiser pintar toda semana. 

Coma gelatina
As unhas, assim como pele e cabelos, possuem colágeno em sua formação. "A gelatina comprada nos supermercados é extraída do colágeno, possuindo aminoácidos necessários a formação de colágeno pelo organismo", explica Lene.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário