quarta-feira, 8 de abril de 2015

11 dicas para lidar com o estresse, de acordo com seu tempo livre

Enfrentamos acontecimentos e situações estressantes todos os dias, seja no trânsito, nos prazos para cumprir no trabalho, ou em outras inúmeras situações do dia a dia – e isso só parece ficar pior com a vida moderna. Um levantamento da International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.

O estresse é a resposta do cérebro à demanda que ele recebe, de acordo com o Instituto Americano de Saúde Mental, e é uma espécie de instinto primal, preparando-nos para fugir ou enfrentar uma ameaça. Existem três tipos de estresse: estresse de rotina, tais como obrigações de trabalho; estresse negativo súbito, como perder o emprego; e estresse traumático, como o que acontece com um desastre natural.

Estas tensões diferentes afetam as pessoas de maneiras diferentes, que vão desde problemas digestivos a dores de cabeça, sonolência e depressão. Um estresse de longo prazo crônico pode aumentar a chance de derrames e doenças cardíacas. Além disso, 44% das pessoas estressadas têm insônia e 40% comem mais do que deviam.

Felizmente, você não precisa de uma semana inteira nos trópicos ou um massagista a espera para ajudar a lidar com o estresse. Confira a lista abaixo com algumas dicas para lidar com a vida estressante de acordo com a quantidade de tempo que você têm disponível.

Uma hora: escreva um diário
De acordo com o Centro Médico da Universidade de Rochester, nos EUA, escrever seus pensamentos ajuda na gestão do estresse, permitindo-lhe compreender melhor seus sentimentos quando tudo ao seu redor parece estar no caos. Manter um diário também ajuda a identificar as causas do estresse para que você possa pensar em soluções sem o julgamento dos outros.
45 minutos: faça uma sessão de yoga

A Yoga pode parecer intimidadora para alguns, com suas posições difíceis e a necessidade de equilíbrio. No entanto, a tentativa de manter a calma enquanto você se contorce em posições difíceis realmente alivia o estresse. Nos obriga a relaxar os músculos e treina o cérebro para não responder automaticamente ao estresse com uma aceleração no ritmo cardíaco e uma respiração superficial, como sempre acontece.

30 minutos: faça exercícios
Exercícios não são bons somente para a sua saúde física, mas para sua saúde mental também. Eles liberam hormônios que melhoram o humor e agem como analgésicos naturais. Eles também ajudam com a função cognitiva e a qualidade do sono. A Associação Americana do Coração recomenda 30 minutos de exercício cinco dias por semana.

20 minutos: tome um banho de espuma
Preparar um banho quente para si mesmo irá aumentar a circulação sanguínea e reduzir o ácido lático nos músculos, permitindo-lhe relaxar fisicamente.
15 minutos: faça uma lista de coisas a fazer
Listar o que você precisa fazer pode ajudar a descobrir se o seu prato está muito cheio. Sem contar que você pode priorizar seus afazeres.

10 minutos: dê uma volta lá fora
Se o tempo permitir, faça uma pausa no trabalho ou nos estudos para ir em um curto passeio ao sol para respirar um pouco de ar fresco. Um estudo de 1998 mostrou que a vitamina D3 teve um efeito positivo sobre a serotonina no cérebro – para não mencionar que você vai alongar as pernas e os outros músculos do corpo, o que sempre ajuda.

7 minutos: beba uma xícara de chá
Pesquisadores da University College de Londres descobriram que aqueles que bebem chá preto ao longo do dia apresentam níveis mais baixos do hormônio do estresse, a cortisona, quando comparados ao grupo de controle. Os bebedores de chá também apresentam menor ativação das plaquetas do sangue, o que pode evitar ataques cardíacos.

5 minutos: imagine um lugar tranquilo
A imaginação guiada é a tentativa de conectar a sua mente e corpo em um estado mental relaxado, usando todos os seus sentidos para criar os detalhes de um local seguro e confortável, como uma praia. Ela é usada para promover o relaxamento e deixar os níveis sanguíneos mais baixos. Então vá em frente e flexione suas habilidades imaginativas.

3 minutos: abrace alguém
A socialização é uma ótima maneira de lidar com o estresse. Além disso, mostrar gratidão pode guiar o seu comportamento para ser mais positivo. Um bom e velho abraço pode ser a solução, pelo menos temporária, para o seu problema.

1 minuto: coloque uma planta em seu ambiente de trabalho
Se você gosta de bonsais, especialistas descobriram que a adição de plantas em ambientes de trabalho melhora a satisfação do trabalhador e a produtividade.

30 segundos: mini mantras
Se você não tem praticamente nenhum tempo, mini-discursos e mantras de respiração podem ajudar a acalmá-lo quando você precisar disso o mais rápido possível. Por exemplo, faça cinco respirações profundas ou conte até 10 antes de falar. Ou crie seus próprios mantras adaptados a situações comuns, como uma briga em família ou a preparação para uma entrevista de emprego. [Mashable]

Nenhum comentário:

Postar um comentário