sexta-feira, 17 de abril de 2015

Veja 10 dicas para dormir como um anjo

Quer acordar descansada e disposta após uma noite de sono revigorante? Acompanhe conselhos de alimentação e bem-estar!

Você vira para um lado, vira para outro e nada do sono aparecer… Olha para o relógio e bate aquele desespero, pois logo será hora de levantar e começar o dia. E, então, será preciso encarar o cansaço, a indisposição e irritabilidade, consequências de uma noite mal dormida. Veja como algumas mudanças nos seus hábitos podem ajudá-la a relaxar.

1.Pegue leve no jantar
Segundo a nutricionista Deborah Torci, o metabolismo fica mais lento enquanto dormimos, ou seja, os órgãos trabalham mais devagar e gastamos menos calorias do que durante o dia. Por isso, devemos evitar alimentos de digestão mais lenta, que nos deixam com uma sensação de “estômago pesado”, como frituras, carnes vermelhas ou preparações com concentrações elevadas de açúcar ou gorduras. “Com o intestino trabalhando mais devagar, ele precisará ser submetido a um esforço maior, atrapalhando o sono”, explica.

2.Jante duas horas antes de se deitar
O ideal, nesta refeição, é consumir refeições leves, como uma sopa, que é de fácil digestão. Uma salada completa cheia de folhas e legumes, alguma proteína magra (frango, peixe ou ovos) e uma fonte de carboidratos leve, como batata doce, mandioca ou mandioquinha – quinoa também é uma ótima opção. Caso escolha um sanduíche, opte por uma versão completa e nutritiva, que inclua pão integral, queijo magro, como o cottage, frango desfiado temperado, cenoura e folhas de alface, por exemplo.

3.Engane a fome
Caso você jante cedo e sinta o estômago roncar depois, tome um iogurte, um copo de leite com canela ou coma algumas castanhas. Outra ideia é espalhar geleia sem açúcar em uma fatia de queijo branco para espantar a vontade de comer doce.

4.Diga não a energizantes
Evite o consumo de chá verde ou preto, café, bebidas energéticas, guaraná em pó e bebidas alcoólicas à noite, pois contêm cafeína e outros estimulantes. 


5.Beba relaxantes
Por outro lado, vale a pena tomar uma xícara de chá de camomila ou de maçã com canela antes de se deitar para relaxar o corpo e prepará-lo para o repouso.

6.Beba bastante água
Aumente o consumo de líquido durante o dia para reduzir sua ingestão à noite, assim você evita ir para a cama de bexiga cheia e sentir vontade de ir ao banheiro, o que poderá interromper o sono.

7.Mexa-se
Pratique atividades físicas durante o dia para garantir uma noite de sono revigorante; exercícios muito intensos antes de dormir podem deixá-la agitada”, orienta Dalva Poyares, médica e professora da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

8.Promova um ambiente aconchegante
“Abra as janelas do quarto durante o dia; à noite, porém, torne-o confortável: escuro, silencioso e com temperatura agradável”, aconselha a médica.

9.Deixe os eletrônicos de lado
À noite, fuja de atividades que possam estimular o estado de alerta, como assistir a filmes violentos, ter uma conversa tensa no Facebook ou jogar videogame.

10.Não force
“Se não conseguir dormir, levante-se e retome uma atividade relaxante, como ouvir uma música tranquila em ambiente com pouca iluminação”, explica Dalva. Volte para a cama quando se sentir cansado ou sonolento. Boa noite e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário