terça-feira, 30 de junho de 2015

10 dicas para economizar em época de crise

Em tempos difíceis, organize-se! Separamos conselhos que podem ajudar você a poupar mais

1. Anote tudo o que você gastar
Assim você identifica em que gasta mais. Coloque no papel quanto você ganha e todas as suas despesas mensais. Depois, vá adicionando aqueles gastos do dia a dia. No fim do mês, fica mais fácil de analisar o que pode ser cortado.

2. Busque programas de benefícios
Cadastre seus cartões em programas de pontos. Muitas marcas dão descontos que vão de serviços a eletrodomésticos.

3. Faça uma lista de compras
Antes de ir ao supermercado, anote tudo o que você realmente precisa. Quando vamos sem uma listinha, acabamos recheando o carrinho de tranqueiras e delícias. Assim, você compra o necessário e não comete excessos.

4. Negocie presentes
Pense bem antes de presentear alguém quando a sua situação financeira não vai bem. Conversar com seus filhos e parentes mais próximos é fundamental quando você não pode dar alguma coisa com a qual estava acostumava. Para não passar em branco, lembrancinhas são sempre bem-vindas!

5. Vá à feira
Aproveite as feiras de rua para investir em frutas e legumes. As promoções, na maioria das vezes, compensam mais do que os mercados.

6. Preste atenção nas taxas
Fique atenta a taxas de crédito bancário e cheque especial. Pense bem antes de se endividar.

7. Desapegue de rótulos
Que tal experimentar uma marca nova de molho de tomate, por exemplo? Às vezes estamos tão acostumadas com um serviço que nem nos damos conta de outras opções. Mas esta é a hora de arriscar. Busque alternativas em serviços, alimentos e vestuário.

8. Negocie
Para que continuar pagando a mesma franquia de dados do seu celular? Tente ligar para a sua operadora, por exemplo, e comente que você já é um cliente antigo e fiel. Quem sabe eles não dão um descontinho a você?

9. Contas à mão
Tenha em mente quanto você gasta de luz, água, telefone e serviço. Faça um apanhado junto da família e veja o que pode ser descartado ou economizado. Assim, você faz bem para o seu bolso e adota uma atitude mais sustentável.

10. Pague suas contas em dia
Mesmo que estiver apertada, fique de olho nas datas. Reserve o dinheiro com organização, assim você evita multas e juros. Alguns boletos também oferecem descontos para pagamentos antecipados. Fique de olho e boa sorte! 

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/carreira/claudia/10-dicas-para-economizar-em-epoca-de-crise - Escrito por Stephanie Bevilaqua - Thinkstock/Getty Images 

Um comentário:

  1. maria do carmo costa1 de julho de 2015 às 00:01

    Sensacional as dicas dadas pelo professor José Costa. Faz a gente refletir que os dias estão difíceis, não podemos sair gastando à toa. Gostei e anotei as dicas! Obrigada.

    ResponderExcluir