quinta-feira, 13 de agosto de 2015

5 exames que você precisa fazer antes de se matricular na academia

Fazer esses exames antes de iniciar uma atividade física evita lesões e ajuda a identificar o melhor treino para você. Saiba quais são:

Realizar esses exames antes de se matricular na academia não só previne lesões como também ajuda a identificar o treino ideal. “Vale procurar um médico do esporte ou um profissional que já a acompanhe em algum tratamento, como cardiologista, pneumologista, endocrinologista, ortopedista ou fisiatra”, aconselha Luiz Riani, cardiologista e médico do esporte do Delboni Medicina Diagnóstica (SP).

Teste de esforço: para saber como seu coração se comporta durante o exercício, o médico pode pedir o teste ergométrico simples ou o ergoespirométrico, que, além de avaliar possíveis cardiopatias, detecta o VO2 máximo (capacidade que os músculos têm de aproveitar check-up fitness o oxigênio durante a atividade). “O VO2 estabelece os limites adequados de intensidade e verifica a melhora do condicionamento ao longo do tempo”, explica Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE-BA). Quanto maior o número, melhor é seu condicionamento. Valores abaixo de 18 ml/kg/min. são sinal de grande limitação física.

Calorimetria indireta: é o cálculo do gasto calórico em repouso e durante o esforço. Com ele, é possível indicar uma atividade que queime a quantidade de calorias necessária para seu objetivo, seja emagrecer, manter peso ou ganhar massa muscular.

Exames de sangue (hemograma, glicemia, ureia e creatinina, lipidograma, ácido úrico, hepatograma, etc.): além de anemia e deficiência de vitaminas, eles ajudam a encontrar um objetivo inicial para a atividade e a analisar o funcionamento de rins e fígado para a prescrição adequada de suplementos.

Ecodopplercardiograma: é uma espécie de ultrassom do coração, que verifica com mais detalhes seu funcionamento para detectar doenças cardíacas.

Bioimpedância: descobre a composição corporal, ou seja, a quantidade de tecido adiposo e muscular que seu corpo possui. Assim, fica mais fácil definir um objetivo no treino e também acompanhar sua evolução.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-sob-medida/5-exames-que-voce-precisa-fazer-antes-de-se-matricular-na-academia/9193 - Texto Ana Paula de Araujo | Adaptação Ana Paula de Araujo - Foto: Caio Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário