terça-feira, 1 de setembro de 2015

11 maneiras de melhorar sua memória no dia a dia

Às vezes, são tantas coisas para lembrar que você acaba não recordando nada, não é mesmo? Essas pequenas atitudes ajudam a colocar a memória no lugar, confira!

Esta é a geração de mulheres com mais coisas para gerenciar desde que o mundo foi criado. Mesmo com a ajuda das várias ferramentas disponíveis no celular ou nas redes, é fácil esquecer assuntos ou compromissos importantes. As dicas a seguir vão ajudar a melhorar a memória e domar a cabeça que não para.

1. Um bom drinque está de bom tamanho
Álcool e drogas causam lesões neuronais e alterações circulatórias, o que prejudica a memória.

2. Repita uma vez. E mais uma!
Memória nada mais é que traçar um caminho no cérebro. A repetição da informação facilita a criação de conexões e fica mais fácil retornar ao trajeto quando necessário.

3. Rodrigo... Hilbert?
Associar uma informação com fatos já existentes – por exemplo, vincular o nome de uma pessoa que você acabou de conhecer à imagem de um artista que possui o mesmo nome –ajuda na hora de traçar conexões neuronais e de se lembrar. “Funciona como uma pista, que nos auxilia a encontrar o caminho novamente”, informa Hideyo Okamoto.

4. Tente algo novo, todos os dias
Vale escovar os dentes com a mão esquerda, aprender um novo idioma ou escolher novas rotas para ir ao trabalho. Tudo isso aumenta nossa reserva cognitiva. “Desafiar o que você não conhece faz aumentar o crescimento dos circuitos neuronais estruturais das memórias de longa duração”, afirma Edson Yokoo. 

5. Leia em voz alta
Possuímos tanto a memória visual quanto a auditiva. Usar as duas melhora o resultado na hora de recordar uma informação.

6. Faça uma coisa por vez
Você prefere trabalhar ouvindo música? Várias atividades ao mesmo tempo podem prejudicar a concentração, essencial para a aquisição da memória. “Faça uma coisa de cada vez, com serenidade e a maior concentração que puder”, orienta Edson Yokoo.

7. Relax, baby
Mantenha-se relaxada enquanto faz algo. Não é possível dar a atenção devida a alguma informação se estiver tensa e agitada.

8. Continue a treinar
A regularidade da malhação ativa múltiplos sistemas e ajuda nos processos cerebrais. “Por exemplo, na reconsolidação, nos sistemas de posicionamento corporal, entre outros”, exemplifica Edson Yokoo.

9. Durma bem
Durante o sono, o cérebro consolida o aprendizado e se reorganiza. Uma noite maldormida faz o cérebro diminuir a atenção e prejudica o armazenamento de informação.

10. Hidrate-se
Isso ajuda os circuitos cerebrais a funcionarem. Beba cerca de dois litros de água todos os dias.

11. Abuse dos exercícios mnemônicos
Formule frases, palavras ou trace relações com as letras a serem memorizadas. Para a senha FAP, pense na frase “Fui À Padaria”. Se lembrar dela, lembrará a senha.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/mulher-de-corpo/11-maneiras-de-melhorar-sua-memoria-no-dia-a-dia/9296 - Texto Leonardo Valle | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Ana Paula de Araujo - Foto: Christian Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário