segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Confira os benefícios de 10 vegetais poderosos

Saiba quais são os vegetais que mais fornecem nutrientes e fazem bem à saúde!

Todo mundo está cansado de saber que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, garante a boa forma e a saúde física. Mas em meio a tantas opções, não é fácil decidir o que priorizar no dia a dia.

Pensando nisso, a Sport Life preparou uma lista com 10 vegetais nutritivos e poderosos que muitas vezes passam despercebidos na alimentação diária. A nutricionista Fabiana Honda explica quais são os benefícios de cada um.
Confira!

Mostarda Verde
Quem deseja perder peso pode colocar a mostarda no cardápio: rica em fibras e com poucas calorias, ela aumenta a sensação de saciedade e faz muito bem à saúde: "A mostarda tem vitamina K, ácido fólico, vitamina C, vitamina A e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Esses nutrientes contribuem para manutenção de ossos fortes e ajudam a prevenir doenças como a osteoporose", esclarece a nutricionista.

Brócolis
Os benefícios do brócolis são vários! O alto teor de vitamina C, proteína, cálcio, ferro e fibras pode auxiliar na prevenção do câncer de mama, prótata, laringe, bexiga e esôfago. Mas a nutricionista aconselha: para melhor proveito dos nutrientes, o brócolis deve ser cozido, de preferência, no vapor.



Nabo
O vegetal tem raízes e folhas comestíveis e em cada parte nutrientes que podem fazer a diferença, principalmente para quem pratica esportes. Nas raízes está a vitamina C, importante para a síntese de colágeno e manutenção do sistema imune, que pode ficar pobre em atletas. Já as folhas contam com vitamina K e complexo B. "A vitamina K  é essencial para a e manutenção da saúde óssea. Já as vitaminas do complexo B são importantes para o metabolismo energético, ou seja, para as reações que liberam energia a partir de nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras", explica Fabiana.

Rúcula
Quem deseja melhorar o processo digestivo e diurético pode apostar na rúcula, já que ela é fonte de vitamina C, vitamina K, betacaroteno e minerais. "Suas folhas também são amplamente reconhecidas como um alimento anti-câncer, pois apresentam diversos fitoquímicos, que desempenham um papel antioxidante vital no corpo", afirma Fabiana.

Endívia
Fonte de fibras e potássio, a endívia pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer e pode diminuir a frequência e a gravidade dos calores que muitas mulheres enfrentam durante a menopausa. A nutricionista ainda garante: "A endívia também pode prevenir doenças cardiovasculares e é uma boa fonte de betacaroteno, nutriente com propriedades antioxidantes."

Abóbora
Quem segue a dieta vegetariana pode investir na abóbora: o alimento é rico em ferro vegetal. Além disso, contem vitamina C, vitamina A e fibras.







Folhas de dente-de-leão
Vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro e potássio estão presentes nas folhas da planta. Segundo a nutricionista, os nutrientes presentes nas folhas de dente-de-leão garantem a saúde do fígado e auxiliam na eliminação de toxinas.




Pimenta Vermelha
Com seu efeito antioxidante, a pimenta vermelha pode prevenir o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares, já que a vitamina A e a vitamina C, presentes no alimento, também contribuem para fortalecer o sistema imunológico. E tem mais: a pimenta também pode melhorar o humor e combater a depressão!


Couve
Rica em ferro e cálcio, a couve contribui no processo de oxigenação das células e melhora o metabolismo de energia. E tem mais: melhora a saúde da pele e do cabelo e fortalece o sistema imunológico, além de ser uma delícia, é claro!





Cebolinha Francesa
A planta de folhas escuras e com um leve gosto de cebola é rica em vitamina C, ácido fólico e batacaroneto, que evita a oxidação do colesterol e previne problemas cardiovasculares.






Fonte: http://www.sportlife.com.br/nutricao/confira-os-beneficios-de-10-vegetais-poderosos  - por Marina Machuca - Foto: Thinkstock/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário