sábado, 13 de fevereiro de 2016

As principais novidades dos Jogos Olímpicos Rio-2016

Confira quais as inovações de Rio-2016 com relação a Londres-2012

Faltam apenas alguns meses para a chegada dos Jogos Olímpicos Rio-2016. A edição, primeira a ser realizada na América do Sul, vem com muitas novidades em relação a Londres-2012. Existirão novas regras, modalidades e até mesmo países competidores. Enquanto o mês de agosto não chega com o início dos Jogos, que tal conferir o que terá de inédito no Rio de Janeiro?

Mais modalidades
Com relação à última edição, em Londres, foram acrescentadas duas modalidades para o calendário esportivo olímpico: o golfe e o rúgbi. Ambas as modalidades já fizeram parte de outros Jogos Olímpicos. O rúgbi esteve em quatro edições:  Paris-1900, Londres- 1908, Antuérpia-1920 e Paris- 1924.
O seu retorno ocorrerá em um formato diferente. Para ter uma disputa mais dinâmica e que pudesse se encaixar no apertado calendário de duas semanas de competições, o rúgbi será realizado na modalidade seven, com sete jogadores em cada equipe e com partidas mais curtas, com dois tempos de sete minutos.
Já o golfe retorna à Olimpíada após mais de um século de ausência. A modalidade esteve presente em apenas duas edi- ções dos Jogos: em 1900 (masculino e feminino individual) e 1904 (competição por equipe).

Novos países participantes
Nos Jogos do Rio, poderão participar 206 nações reconhecidas pelo COI. São duas a mais do que em 2012. A lista aumentou porque Kosovo foi reconhecido como nação independente, em dezembro de 2014, e Sudão do Sul foi incluído na entidade em agosto de 2015.
O Kosovo conta com uma atleta de primeira grandeza, a judoca Majlinda Kelmendi, bicampeã mundial na categoria até 52 kg. Ela havia participado do evento de Londres defendendo a bandeira da Albânia, sua outra nacionalidade. Pelo Sudão do Sul, os destaques são o maratonista Guor Marial, que competiu como atleta independente em 2012, e a corredora Margret Rumat Rumar Hassan, participante nos 400 m na Olimpíada da Juventude de Nanquim (China), em 2014.

Mudanças em provas e regras
Foram feitas mudanças em algumas modalidades e em suas provas. A vela, por exemplo, apresentará uma nova classe, a Nacra 17, um catamarã que terá dois velejadores (um homem e uma mulher).
O boxe, outra modalidade tradicional no programa olímpico, também terá novidades em relação à edição de Londres. Pela primeira vez em 40 anos, os boxeadores irão competir sem usar o capacete. A determinação da Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) começou a valer em 2013 e tem a intenção de aproximar as disputas do boxe olímpico do profissional. Mas isso só vale no masculino. No feminino, o uso do capacete continua obrigatório.

No pentatlo moderno, houve uma alteração na disputa de uma das provas, a esgrima, que nesta Olimpíada será realizada em duas etapas: a classificatória (todos se enfrentam), e as eliminatórias simples (até sair o vencedor). Na segunda fase, chamada de “rodada bônus”, o último colocado da fase de classificação enfrentará o penúltimo. O vencedor segue para enfrentar o próximo colocado sucessivamente, até o primeiro colocado do ranking, somando- -se um ponto por vitória. O competidor que vencer 70% dos combates ao final da competição somará 1000 pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário