quarta-feira, 22 de junho de 2016

8 alimentos que toda mulher precisa consumir

Manter uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar muito na qualidade de vida da mulher, em todas as fases de sua vida. Veja 8 alimentos que toda mulher precisa consumir!

Mesmo que você já tenha uma alimentação equilibrada, algumas alterações no cardápio podem trazer inúmeros benefícios para a qualidade de vida.

De acordo com Priscila Teles, nutricionista do Mundo Verde, o consumo de certos alimentos podem fazer toda a diferença para o bom funcionamento do organismo e o fortalecimento do sistema imunológico da mulher. “A alimentação correta, aliada à prática de exercícios físicos regulares, pode ajudar a evitar doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas“, afirma. Saiba quais são os 8 alimentos que toda mulher precisa consumir para ter uma vida ainda mais saudável e até prevenir doenças.

■ Soja
Rica em isoflavonas, a soja deve ser consumida pelas mulheres durante o período da menopausa. O consumo auxilia na redução dos sintomas indesejados, regulando alterações hormonais e combatendo ondas de calor que acontecem neste estágio. Além disso, a ingestão diária de soja ajuda também a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual, no combate ao câncer de mama, doenças cardiovasculares, osteoporose, Alzheimer e diabetes.

■ Chocolate amargo
Queridinho das mulheres, o chocolate amargo (mínimo de 70% de cacau) é um grande aliado da saúde e beleza. Entre os pontos positivos do chocolate amargo, destacam-se a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Além disso, é um importante aliado no controle de sintomas de TPM, já que possui nutrientes poderosos para o controle de ansiedade.

■ Linhaça
Pequena e poderosa, a semente de linhaça é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza. A linhaça colabora para redução das ondas de calor provocadas pelo período da menopausa, e contribui para diminuição do colesterol LDL (“ruim”) e triglicérides. O consumo dalinhaça auxilia ainda para o rejuvenescimento, perda de peso e o bom funcionamento intestinal. De uma a duas colheres de sopa ao dia, adicionada a outros alimentos e/ou bebidas, são suficientes para obter os benefícios.

■ Salmão
Excelente fonte de proteína, o salmão é rico em ômega 3, vitamina D e ferro. O salmão é considerado um dos melhores alimentos do mundo e deve ser incluído na dieta da mulher sem nenhuma restrição. Com substancias que auxiliam na prevenção contra inflamações, reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais, aumenta o colesterol HDL (“bom”), previne doenças cardíacas e auxilia a manter níveis adequados de cálcio no sangue.

■ Leites e derivados
O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. Por isso, este alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes e seu consumo previne a osteoporose. Iogurtes e leites fermentados possuem em sua composição probióticos – bactérias boas que ocupam o nosso intestino e auxiliam na proteção da saúde de diversas formas. Prefira as versões desnatadas (livres de gordura) ou semidesnatadas (parcialmente reduzido em gorduras) e queijos brancos (ricota, minas frescal, cottage). 

■ Berries
Provenientes da Europa e América do Norte, as berries (mirtilos), os morangos, framboesas, cranberry e goji berries, conquistaram os consumidores por serem ricas em antioxidantes e flavonoides, que ajudam a amenizar os danos no organismo, principalmente na pele, prevenindo o envelhecimento celular e combatendo as famosas celulites. Além disso, o cranberry ajuda na prevenção e tratamento de infecções urinárias. Já uma xícara de framboesas contém cerca de metade do manganês diário importante para o cérebro e função nervosa, bem como a saúde óssea e articular. De 3 a 4 porções por semana são suficientes para obter benefícios.

■ Oleaginosas
Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs são alimentos que contêm nutrientes importantes, como fibras, gorduras boas, proteínas e minerais (como selênio, zinco e magnésio, por exemplo). Elas combatem as inflamações do organismo, o que faz com que as células funcionem muito melhor e não acumulem gordura. Sem o acúmulo, além de o corpo se manter em forma, a circulação sanguínea acontece de maneira muito mais saudável, evitando assim as doenças cardiovasculares. Mantenha um pote de oleaginosas picadas em sua geladeira, e polvilhe uma colher de sopa em cereais, saladas, frutas ou iogurte. 

■ Vegetais verde-escuros
Quanto mais verde melhor! Para quem não sabe, as folhas verdes escuras como couve, espinafre, rúcula, agrião e outras, possuem grandes quantidades de vitaminas A, C, K, e ácido fólico, atuando em várias partes no nosso organismo, como pele, olhos, unhas, músculos, sangue e ossos. Combatem os radicais livres (que envelhecem a pele) e o estresse, mantendo as propriedades do sangue e das células de defesa. Elas auxiliam, ainda, na proteção do coração e podem ser adicionados a sopas ou usados como saladas. Seja criativa! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário