sábado, 2 de julho de 2016

10 mitos sobre primeiros socorros de crianças

Saiba quais cuidados devem ser tomados quando as crianças se envolvem em acidentes

Ter noções de primeiros socorros pode fazer toda diferença na hora de lidar com algum acidente envolvendo os filhos. No entanto, ainda hoje, muitos mitos e crendices são difundidos, como passar pó de café em queimadura ou não deixar a língua da criança enrolar quando ela estiver convulsionando. Para auxiliar os pais a lidar com essas situações, o UOL conversou com especialistas na área para derrubar dez mitos sobre o tema.

Quando a criança engasga, é preciso sacudi-la e fazê-la olhar para cima
O engasgo certamente é o que mais preocupa os pais de crianças pequenas. No entanto, eles devem ter em mente que, muitas vezes, a criança engasga mamando ou comendo e desengasga sozinha. Caso ela tenha engasgado por ter ingerido algum corpo estranho, deve-se pedir a ela que levante a cabeça e olhe para cima. Sacudi-la pode piorar a situação, já que o corpo estranho pode descer ainda mais causando obstrução das vias aéreas. Se a criança tiver menos de um ano, a recomendação é virar o bebê de bruços em cima do braço e, com uma mão, sustentar a cabeça e o corpo da criança. Dê tapinhas nas costas até que o corpo estranho seja eliminado. Caso a criança seja mais velha, os pais devem aplicar a manobra de Heimlich. Abraçar o filho pelas costas, na altura do peito, e fazer compressão com a mão para dentro e para cima ao mesmo tempo, até que o corpo estranho seja expelido.

É preciso jogar água para despertar a criança desmaiada
O desmaio não é uma coisa comum em crianças pequenas, portanto, é importante descobrir o que causou essa indisposição, se foi porque ela não se alimentou e foi praticar esporte, por exemplo. Primeiro, os pais devem ter certeza de que o batimento cardíaco e a respiração da criança estão preservados. Se o peito estiver movimentando, mas a criança tiver caído bruscamente quando perdeu a consciência, ela pode ficar com traumatismo na coluna. Portanto, o ideal é não mexer nela, acionar um serviço de emergência e ficar ao lado dela, esperando que ela desperte. Ainda que o desmaio assuste, não há necessidade de jogar água no rosto ou qualquer outra coisa do tipo, pois a criança vai se recuperar. No entanto, se a criança não estiver respirando, ela pode ter tido uma parada cardiorrespiratória. Nesses casos, os pais devem fazer manobras de ressuscitação. Nos bebês, é preciso comprimir o tórax, logo abaixo da linha dos mamilos, usando dois ou três dedos para fazer as compressões. Já nas crianças, a compressão é feita sobre o osso esterno, no centro do peito. Ponha a parte mais dura da palma sobre esse osso e depois coloque a outra mão em cima da primeira. Com os cotovelos esticados, pressione firme para baixo, afundando o peito da criança, e deixe-o voltar à posição inicial, para repetir o movimento.

Se a criança se cortar, jogue açúcar ou pó de café no local do sangramento
A palavra-chave para conter os sangramentos é fazer pressão no local do corte. A primeira recomendação é limpar a região com água corrente, pegar uma gaze ou um pano limpo e comprimir com força até parar de sangrar. Se mesmo com a compressão, o sangramento continuar intenso, pode haver alguma lesão arterial, portanto, mantenha a pressão e vá ao hospital. Caso o corte tenha sido provocado por um caco de vidro grande ou uma faca, por exemplo, a recomendação é não retirar o corpo estranho e ir direto para o pronto-socorro. Se o corte for muito profundo, ao tirar o objeto, pode-se piorar a lesão. Os especialistas também não recomendam fazer torniquete (que é amarrar uma faixa para interromper a circulação sanguínea até a área ferida).

Se a criança se intoxicar, basta forçar vômito ou dar leite
A primeira coisa que os pais devem fazer é ligar para o Centro de Controle de Intoxicações (cada cidade tem o seu) de sua região para informar o que a criança ingeriu e qual foi a quantidade, pois eles passam, por telefone, uma recomendação do que deve ser tomado. Caso os pais não saibam o que a criança ingeriu, eles não devem induzir vômito ou dar leite, pois, dependendo da substância, essa ação irá corroer o trato digestivo. Os pais que preferirem levar a criança direto a um hospital devem sempre levar a substância que foi ingerida pela criança para os profissionais.

Após a criança bater com a cabeça, ela não pode dormir
Em geral, o crânio é um capacete natural que protege o cérebro. Quando a criança bate com a cabeça, os pais devem buscar um hospital para checar se há algum sangramento interno, quando a criança está vomitando ou tem dores de cabeça persistentes. Essa questão de não deixar dormir é controversa. O importante é avaliar a criança nas primeiras oito horas após a queda. Se o filho estiver esquisito, andando estranho, avoado, não falando coisa com coisa e mais pálido do que o habitual, esses podem ser sinais de que a criança está com algum problema. No entanto, caso ele não apresente nenhum desses sintomas, ele pode dormir normalmente.

Se a criança sofrer uma fratura, tente colocar o osso no lugar
Caso a criança sofra um acidente e tenha uma fratura, os pais devem fazer o máximo para deixar a região imobilizada e jamais tentar colocar o osso no lugar, pois essa ação pode lesar vasos e nervos da região. Os especialistas recomendam dar um analgésico para alívio da dor e levar a criança para o hospital. Para transportar a criança com segurança, é preciso colocar o membro sobre uma superfície rígida, imobilizado, para que ele mexa o menos possível durante o trajeto até o pronto-socorro.

Quando a criança está convulsionando, não pode deixar a língua enrolar
A convulsão clássica --quando a criança perde o sentido, cai no chão com tremores e olhar fixo, fica com o lábio arroxeado e solta baba-- assusta muito os pais. No entanto, eles nada podem fazer até que a convulsão acabe. Durante a crise, é importante proteger a criança, evitar que a cabeça dela fique batendo. Caso ela morda a língua ou o lábio, não tente impedi-la, pois isso deve ser cuidado posteriormente. Os pais não devem tentar enfiar nada na boca da criança. Após o término da convulsão, leve-a para o pronto-socorro mais próximo --de preferência, já ligue para o local avisando que chegará com o filho. No hospital, o médico poderá fazer os exames necessários para descobrir a causa da convulsão.

Se a criança tiver um membro amputado, não tem como reimplantá-lo
Caso aconteça um acidente que ampute algum membro da criança, é importante agir rapidamente para que os médicos possam reimplantá-lo. Lave bem rápido a parte amputada em água corrente e enrole-a em um pano limpo ou em uma gaze. Posteriormente, coloque-a em um saco com identificação e depois acomode-a dentro de um segundo saco ou de um isopor com gelo, para levar para o hospital. O membro nunca deve ser colocado diretamente no gelo, pois este provoca queimadura na região, impedindo a reimplantação.

Se a criança teve uma queimadura, basta colocar café ou pasta de dente
Se ela se queimou com água ou óleo fervendo, os pais devem jogar água sobre a área imediatamente. Como a pele está muito aquecida, a água interrompe esse processo, baixando a temperatura da pele e diminuindo a extensão do ferimento. Essa ação também irá aliviar a dor que a criança está sentindo. A recomendação é não passar nenhuma substância (pomada, café, pasta de dente ou qualquer outro creme), pois ela pode contaminar a área. Se a queimadura for oriunda de um produto químico em pó, tente varrer o produto e não jogue água, pois, às vezes, ela pode reagir com a substância química. Por fim, se houver bolhas, não rompa, pois é a proteção natural da área queimada. Esse procedimento deve ser feito apenas dentro do hospital por um médico ou enfermeiro para diminuir os riscos de contaminação.

Se o dente permanente caiu, não tem como reimplantá-lo
Caso um dente permanente da criança caia por conta de algum acidente, os pais podem preservá-lo para que o dentista reimplante posteriormente. Para isso, é preciso lavar o dente com água limpa corrente o mais rápido possível e conservá-lo em algum recipiente com soro fisiológico. Caso os pais não estejam em casa, basta colocar o dente em um pote com leite e ir o mais rápido possível para uma clínica de odontologia com plantão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário