domingo, 21 de agosto de 2016

Aprenda a ser campeão com lições dos esportes olímpicos

Futebol, atletismo e vôlei fazem mais do que desenvolver condicionamento físico

Exercícios físicos são importantes para fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico. Mais do que isso, interferem no emocional de cada atleta e podem contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade mais equilibrada e pronta para responder bem qualquer tipo de dificuldade. Nossos atletas deram duro para chegar às Olimpíadas do Rio e trabalharão mais forte ainda para conquistar as medalhas em casa. Que tal se inspirar na força de vontade deles e se dedicar a algum esporte olímpico? O Minha Vida fez uma lista com as modalidades em que o Brasil tem mais chances de ser campeão, escolha a sua e aproveite o clima de jogos olímpicos para conquistar esses benefícios.

O equilíbrio entre corpo e mente das artes marciais
As artes marciais reúnem técnicas milenares de defesa pessoal, usadas inicialmente para o combate militar. A luta preparava os guerreiros não só física, mas também psicologicamente para a batalha. O educador físico Marcelo Oliveira, explica que as artes marciais ajudam os atletas em três quesitos: cognitivo, motor e sócio-afetivo. "Percebo que os alunos fortalecem muito mais que músculos, o atleta amadurece", afirma o professor. Diferentemente de outros esportes, as artes marciais são reconhecidas pela sutileza. O objetivo da defesa nunca deve ser passar por cima de questões morais e sempre desafiar seus praticantes a descobrirem a forma mais rápida e eficiente de resolver o conflito.

A concentração da natação
Encontrar um exercício que ajude a emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar condicionamento físico, controlar problemas respiratórios e que ainda tenha baixo risco de lesão pode parecer uma tarefa difícil. Mas a natação, um dos esportes mais praticados no mundo, reúne todas essas características e mais. "A concentração na técnica, que separa você dos barulhos externos e oferece o barulhinho da água para relaxar, acalma a mente e desvia o foco dos problemas", afirma o educador físico Paulo Augusto Prado. Embaixo da água, só você importa. Aproveite a atividade para esquecer os problemas do dia a dia.

Desconte o estresse no boxe
O boxe alia defesa pessoal a condicionamento físico, coordenação motora fortalecimento da musculatura. Além disso, a atividade ajuda a mandar o estresse para longe. Segundo o instrutor de boxe Edilson Rio, esse tipo de luta pode dar muita tranquilidade ao atleta. "Para pessoas mais estressadas, os golpes do boxe são um mecanismo para extravasar a tensão", afirma Edilson, que descobriu na atividade uma forte aliada para amenizar sua hiperatividade. E engana-se quem pensa que o boxe deixa o atleta violento. "Nós sabemos muito bem as consequências de cada golpe, por isso quem pratica boxe evita brigas", enfatiza.

A superação do atletismo
O atletismo é um esporte de superação. É preciso muita dedicação e disciplina para atingir uma meta, a disputa do atleta é com ele mesmo. "Completar uma prova de longa distância ou melhorar o tempo da corrida exige do atleta muito foco no treinamento", afirma André Masella, coordenador de corrida. Só assim é possível melhorar o próprio tempo e competir pelos melhores lugares do pódio

A segurança e a persistência da ginástica artística
Um pequeno deslize e lá se vão vários pontos. Por ser o esporte dos detalhes, a ginástica artística exige perfeição de quem a pratica. No caminho para os movimentos sem erros, você também ganha segurança. "Persistência, determinação e muito empenho são os principais requisitos dessa modalidade", conta a educadora física Bianca Arantes, professora de ginástica do solo.

O companheirismo do vôlei
No vôlei, o sucesso de um é o sucesso de todos. "O time inteiro precisa estar afinado com as jogadas treinadas, um ponto de ataque bem executado não é mérito só do atacante, antes dele finalizar houve um bom passe para o levantador que fez com que a bola chegasse em ótimas condições para ele", afirma o educador físico Maurício Faccio, professor de vôlei e futebol. "O fato de serem obrigatórios três toques na bola faz com que o jogo esteja nas mãos de todos", explica.

Situação diferente acontece no vôlei de praia. Jogar em dupla facilita a relação e o entrosamento, fica mais fácil conhecer as características do parceiro. Mas, por outro lado, a responsabilidade é maior. "Na quadra de areia você aparecerá mais vezes em situações de decisão e dificuldades, isso fará com que você amadureça em relação a tomadas de decisão", afirma Maurício.

O trabalho em equipe do futebol
O futebol é um esporte coletivo, porém o fator individualidade é extremamente presente dentro de campo. Uma equipe que respeita, ao mesmo tempo, a coletividade e a individualidade não se torna dependente dos craques do time, mas reconhece o brilho deles. Para obter êxito no esporte coletivo é preciso saber respeitar a individualidade de cada companheiro, mas colocar o time em primeiro lugar. "Se você quer se tornar importante para uma equipe, primeiro a equipe tem que ser mais importante pra você", afirma Maurício Faccio. "As características do time, sobrepõem as qualidades de um só jogador."



Nenhum comentário:

Postar um comentário