sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Consumo de água reduz risco de obesidade infantil: estudo explica por que isso acontece

Essencial para a vida, a água traz incontáveis benefícios à saúde, e seu simples consumo diário pode ajudar no tratamento e prevenção de doenças. A bebida é especialmente importante para crianças que, por possuírem uma massa corporal menor do que a dos adultos, retêm mais calor do ambiente.

Atividades físicas comuns e frequentes para os pequenos, como brincadeiras, natação, futebol, balé e tantas outras, resultam em uma necessidade maior de hidratação do organismo, uma vez que uma quantidade muito grande de água é perdida durante estas práticas através do suor.

Segundo a bióloga Manuela Seidel, a bebida é fundamental para odesenvolvimento das crianças e deve ser oferecida desde a amamentação, por meio do leite materno. "É neste período que a mãe deve ingerir uma quantidade adequada de água, aproximadamente 30 mililitros por quilo do peso dela, para que o filho absorva a quantidade necessária do líquido", orienta. "Após este tempo, a água deve ser incorporada ao dia a dia da criança, sendo oferecida para ela constantemente", completa.

Obesidade infantil

Segundo cita a bióloga, uma pesquisa realizada pelas Universidades de Dortmund, na Alemanha, e Witten-Herdecke, na Inglaterra, em 2009, apontou uma relação direta entre o aumento do consumo de água diário e a diminuição do risco de excesso de peso nas crianças.

A pesquisa foi feita com quase três mil alunos, que foram divididos em 32 grupos. Parte deles foi incentivada a ingerir um copo a mais de água por dia do que o consumido normalmente. Em um ano, houve uma queda de 31% no risco de excesso de peso nas crianças que estavam bebendo mais água.

O restante delas apresentou aumento de peso no mesmo período. "Isso se explica porque, se a ingestão de água não for adequada, a realização das funções do nosso organismo não acontece de forma eficiente", explica a bióloga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário