domingo, 11 de setembro de 2016

Vilões da saúde: 6 alimentos que “envenenam” o organismo

Conheça 6 alimentos que fazem muito mal a saúde, mas você consome mesmo assim

Geralmente as pessoas ingerem certos alimentos sem se darem conta dos danos que eles acarretam à saúde. Um simples pãozinho francês com margarina ou um molho rosé para incrementar a macarronada podem conter alguns vilões que agem contra a vida saudável. A seguir, confira alguns deles!

Farinha branca
Todas aquelas gostosuras de padaria, tais como roscas, baguetes, tortas e muitas outras opções têm como matéria prima a farinha branca, que é rica em carboidratos simples (aqueles que são digeridos pelo organismo com maior facilidade e podem ocasionar no aumento do peso corporal). Além disso, este tipo de farinha é muito pobre em fibras, ocasionando em uma difícil digestão. O ideal é substituir os produtos que contêm farinha branca, por integrais – e essa substituição pode começar em casa: opte por comprar a farinha integral, assim, suas preparações ficam mais saudáveis.

Sal
O tempero é altamente rico em sódio, que é utilizado principalmente na fabricação de alimentos industrializados, por conta do seu alto poder de conservação. “O sódio, assim como muitos minerais, tem um papel fundamental no metabolismo celular como a transmissão do impulso nervoso, além de participar nas contrações musculares, no equilíbrio ácido-básico e na absorção de nutrientes pelas células. O que é prejudicial é o excesso de sódio circulante, devido muitas vezes ao consumo exagerado, o que leva a um descontrole nas concentrações e excreções de outros minerais, como potássio e cálcio”, esclarece o nutricionista Hugo Comparotto. Comidas congeladas e alimentos embutidos são ricos no mineral, por isso, evite.

Frituras
“Além das calorias que são acrescentadas ao alimento por causa da gordura, o aquecimento do óleo causa alterações em sua estrutura química e também forma uma substância cancerígena, chamada acroleína”, alerta Paula. Reaproveitar o óleo no qual o alimento foi frito também não é uma boa ideia, já que a prática ainda acarreta sérios problemas à saúde. Um deles é o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, responsável pela alteração da pressão  arterial, o entupimento das artérias, entre outras complicações.

Creme de leite
Seja em doces, molhos ou em recheios de tortas, o creme de leite é por muitos considerado um aliado na cozinha. Porém, antes de abusar dele, é preciso lembrar da alta concentração de gorduras que possui. Na verdade, o tão apreciado creme é composto pelas gorduras existentes no leite, ou seja, a conhecida nata. Acrescenta-se ainda mais uma boa dose de compostos artificiais para ressaltar o sabor. “A alta quantidade de gordura saturada presente no creme de leite leva ao ganho de peso corporal e também ao risco de contrair doenças cardíacas”, explica Paula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário