sábado, 24 de dezembro de 2016

6 alertas de que você pode sofrer um ataque cardíaco

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 350 mil pessoas morrem por ano no país devido às principais doenças cardiovasculares: infarto, AVC e insuficiência cardíaca. Doenças cardíacas são a principal causa de morte nos Estados Unidos, matando uma média de 610.000 pessoas por ano – isso é, 1 em cada 4 mortes. Considerando todo o planeta, são 17,5 milhões de mortes por ano. Mas não tem que ser assim. 90% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com uma boa dieta, exercícios regulares, evitando o tabaco e limitando o consumo de álcool. Entre os problemas do coração, um ataque cardíaco é especialmente perigoso porque ele pode atacar sem aviso prévio. 1 em 5 ataques cardíacos são silenciosos – o dano é feito sem a pessoa mesmo saber o que aconteceu.

O sintoma mais comum de um ataque cardíaco é dor no peito ou um desconforto que ocasionalmente se sente, como a azia, e se espalha para os ombros, costas, braços, pescoço ou mandíbula. Existem também alguns sinais de alerta que seu corpo lhe envia semanas ou mesmo meses antes de ter um ataque cardíaco. É importante notar que esses sinais podem não significar nada individualmente, mas se você tiver mais de um, então você deve consultar o seu médico imediatamente. Aqui estão os seis principais sinais de alerta.

6. Pressão no peito
Você nunca deve ignorar qualquer tipo de pressão ou dor no peito. É um sinal claro de que você tem uma questão cardíaca que precisa ser tratada. Dor no peito frequente é um forte indicador de que um ataque cardíaco pode chegar a qualquer momento. Se a dor se espalhar para os braços, costas, ombros e pescoço, vá para um pronto-socorro imediatamente.

5. Falta de ar
 Seu coração e pulmões trabalham em conjunto, então quando um não está fazendo seu trabalho corretamente, as chances do outro ter um problema também são grandes. Conforme as artérias em seu coração ficam mais estreitas, elas não serão capazes de bombear sangue suficiente para os pulmões, causando falta de ar.

4. Fadiga incomum
Você está se sentindo cansado o tempo todo? Você acorda sentindo-se exausto e tem dificuldade para fazer suas atividades diárias habituais? Exaustão é um sinal de um ataque cardíaco iminente. Isso significa que seu coração está trabalhando mais para bombear sangue.

3. Sintomas semelhantes a gripe
Por mais vagos e anedóticos que possam parecer, muitos sobreviventes de ataque cardíaco relatam ter sintomas gripais semanas antes do episódio. Se você tem sintomas de gripe que simplesmente não desaparecem, você pode estar em perigo.

2. Suores frios
Ter um suor frio aleatoriamente é um sintoma muito comum de um ataque cardíaco. Isso significa que seu coração não está levando sangue oxigenado e nutrientes o suficiente para o seu cérebro, fazendo com que você se sinta suado e tonto.

1. Mudanças de humor
Um efeito colateral da falta de ar são sentimentos de ansiedade que simplesmente não desaparecem. Você pode de repente ir de calmo e feliz para ansioso e em pânico, sem razão para isso. Se você não tem histórico de ansiedade e transtornos de pânico, então pode ser o seu corpo avisando sobre um ataque cardíaco iminente. [Earthables]


Nenhum comentário:

Postar um comentário