domingo, 25 de dezembro de 2016

Será que eu estou com mau hálito?

Você já entrou em um cômodo recém-pintado? Inicialmente, nosso nariz fica incomodado. Alguns minutos depois, mesmo que a tinta ainda esteja fresca, o odor vai ficando imperceptível. Esse é também o motivo pelo qual o mau hálito é tão traiçoeiro: o olfato acostuma-se com a condição, transformando-a em um inimigo oculto. É a chamada fadiga olfativa. Conversamos com especialistas no assunto, que explicam os principais sinais da halitose e o que fazer diante dessa suspeita.

Amigos para sempre

De acordo com o Dr. Carlos Alberto Muzilli (CRO SP – 32829), presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD) – Regional Sorocaba, uma das formas mais eficientes de se detectar a halitose é a percepção de pessoas próximas e de confiança. A dra. Letícia Boos (CRO-RS -9889), presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Novo Hamburgo, orienta que esse amigo ou parente cheque seu hálito algumas vezes ao dia, em diferentes horários.

Espelho, espelho meu

Uma das causas do mau hálito é a presença da saburra lingual. Com a ajuda de um espelho, coloque a língua o máximo possível para fora e verifique se ela apresenta uma camada esbranquiçada ou amarelada no fundo. Esse pode ser um indício de halitose. A dra. Letícia reforça que experiências como a de raspar o fundo da língua com uma gaze, ou lamber o dorso da mão e esperar alguns minutos para verificar o odor, não são recomendadas. “Nem sempre encontramos alguém disposto a dizer: você está com mau hálito. Por isso, a palavra final é do cirurgião-dentista. Hoje, já existem até aparelhos específicos para detectar o problema”, pondera a especialista.

Causa e consequência

A avaliação profissional é fundamental também para definição da causa. Entre os fatores que favorecem o mau hálito, estão:

– presença de saburra lingual;

– gengivite e sangramentos;

– placa bacteriana;

– redução de saliva ou boca seca;

– hábitos alimentares;

– uso de alguns medicamentos;

– estresse;

– tabagismo;

– doenças como amidalites, faringites, sinusites, deficiências renais ou hepáticas e diabetes, além de inflamações bucais e dentárias.

Carlos Muzilli lembra que, embora 90% dos fatores tenham origem na boca, há uma variedade muito grande entre eles. “Para cada causa, um tratamento”, define o especialista.

Invista em você

Para evitar o problema, não é necessário milagre, e sim, mudança de hábitos. Usar o fio dental, fazer bochechos e limpar a língua conforme orientação do dentista; ter uma dieta balanceada, evitando excesso de gorduras, frituras e café; beber pelo menos dois litros de água por dia; controlar o estresse e abandonar o cigarro são medidas que podem trazer de volta a boa convivência e a autoestima que o mau hálito roubou. Invista na sua qualidade de vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário