terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Cansaço: saiba quais são as possíveis causas e doenças relacionas à fadiga

Você sabia? O cansaço crônico tem sido uma das queixas mais frequentes ouvidas nos consultórios, e não são apenas plantonistas de hospital que sofrem com ele. Fique por dentro sobre as possíveis causas e doenças relacionas à fadiga

Você tirou o domingo para colocar o sono em dia, mas na segunda-feira acorda como se tivesse passado a noite em claro? À tarde você tem a sensação de que, se deitar no chão, é capaz de dormir até o dia seguinte? Só consegue terminar suas obrigações do dia com café forte e uma guloseima cheia de sal ou açúcar? E, finalmente, na hora de se deitar, o sono foge porque os pensamentos não param? Se existe uma boa notícia em relação a isso tudo é que você não está só. O cansaço crônico tem sido uma das queixas mais frequentes ouvidas nos consultórios, e não são apenas plantonistas de hospital e operadores do mercado financeiro que sofrem com ele. Acredite: mesmo quem não trabalha e não tem problemas financeiros está exposto à fadiga.

Embora o cansaço crônico, que não passa com férias ou descanso, seja uma reclamação recorrente, ele deve ser valorizado e informado ao seu médico. O sintoma em si pode indicar uma doença, para a qual existe tratamento, ou sinalizar a presença de outro problema de saúde: “As principais são câncer, infecções, desordens hormonais, distúrbios do sono, distúrbios hematológicos, depressão e efeitos secundários de medicamentos”, descreve Roberto Heymann, médico assistente da disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Nenhum comentário:

Postar um comentário