quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

3 etapas simples para dominar qualquer assunto, de acordo com um físico vencedor do Prêmio Nobel

Dominar um assunto nunca é fácil. E envelhecer não ajuda, certo?
Mas, caso você queira ou precise dominar algum tema, não precisa se desesperar. Você pode simplesmente aproveitar o método do físico vencedor do Prêmio Nobel, Richard Feynman. Ele criou uma fórmula de três etapas que pode lhe auxiliar a aprender algo não apenas mais rápido, mas em um nível mais profundo.

Saber x entender
Richard Feynman já falou sobre a diferença entre “conhecer algo” e “conhecer o nome de algo”.
Por exemplo, alguém pode mostrar-lhe um pequeno pássaro dourado e dizer-lhe que é um tordo marrom. Também poderia dizer-lhe que é chamado de “halzenfugel” em alemão, e de “chung ling” em chinês. Você pode se lembrar desses fatos para o resto de sua vida, mas você ainda não sabe nada sobre o pássaro – onde ele vive, como migra, qual seu canto etc.
Embora seja uma evidência muito óbvia do argumento de Feynman, o mesmo se aplica a assuntos muito mais complexos. Quer ver?
Nós sabemos que a água conduz eletricidade há muito tempo. Esse fato é uma parte fundamental do mundo que nos rodeia. Mas somente depois de 200 anos de busca que os cientistas finalmente descobriram como esse processo realmente acontece.
Logo, para entender algo de uma forma mais completa, aprenda com o gênio Feynman:

Etapa 1: Escreva o assunto como se estivesse ensinando-o a uma criança
Pegue um caderno, escreva o tópico que está aprendendo no topo da página, e explique-o, do início ao fim, como se estivesse ensinando-o a uma criança.
E, não, não existe um assunto sequer – nem mesmo mecânica quântica – que não possa ser ensinado para uma criança, usando palavras simples. O portal xkcd uma vez explicou a ciência por trás de foguetes espaciais usando apenas 1.000 palavras comuns da língua inglesa (por exemplo, eles usaram a frase “aquele tipo de ar que deixa as vozes engraçadas” para dizer “gás hélio”).
E essa é justamente a chave – quando você está tentando explicar algo a uma criança de oito anos, não pode se esconder por trás de um jargão complicado que nem você realmente entende. Logo, você se força a compreender o conceito em um nível mais profundo, a fim de simplificar relacionamentos e conexões entre ideias.
Se tiver alguma dificuldade… Bom, daí você terá uma noção clara de onde você tem uma lacuna de conhecimento.

Etapa 2: Reveja suas lacunas de conhecimento
Agora que você identificou quais partes do assunto você não entende direito, você pode estudá-las especificamente, e obter as respostas que precisa.
Em seguida, repita a etapa 1 até que você consiga explicar tudo de maneira simples, do começo ao fim.

Etapa 3: Organize e simplifique
Você agora deve ter uma explicação completa do assunto que quer dominar, simples e abrangente o suficiente para que mesmo uma criança possa entendê-la.
Tente diminui-la e simplificá-la, e leia-a em voz alta – isso irá ajudá-lo a identificar qualquer fragmento instável e pouco convincente.

Etapa 4 (opcional): Experimente realmente ensinar o assunto a alguém
Você poderia recrutar uma pessoa real para testar o seu conhecimento. Uma criança de verdade talvez não seja a melhor opção – provavelmente haverá problemas de atenção envolvidos.
Mas você pode ensinar o assunto a um amigo ou alguém interessado. Se a pessoa não compreender algum aspecto de sua explicação e você não puder esclarecê-lo, significa que ainda existe uma lacuna no seu conhecimento.

Pronto!
Essa é a técnica de Feynman. Não é uma solução rápida, muito estudo ainda é necessário, mas, se você segui-la bem certinho, certamente terá uma compreensão profunda do assunto que você está tentando aprender.
Dominar algum novo assunto é sempre crucial – seja para fazer algum exame, para usar na vida profissional ou até para seu próprio benefício. E, com essa estratégia, você não vai esquecer o tema logo depois de tê-lo utilizado a seu favor. [ScienceAlert]


Nenhum comentário:

Postar um comentário