quinta-feira, 29 de março de 2018

8 exercícios diferentes para transformar sua vida

Aulas que envolvem dança, hidroginástica, luta e trampolim são divertidas e ajudam a dar o primeiro passo para uma vida mais ativa

Na segunda-feira, todo mundo se sente um pouco mais animado para pensar em academia e ter uma vida mais saudável. Conforme o dia passa, as desculpas vão se acumulando sobre a mesa do escritório: muito trabalho, pouco tempo, estresse nas alturas, reuniões intermináveis. E, dessa forma, a atividade física vai ficando para depois. Quase não percebemos, mas tantas justificativas só beneficiam o grande vilão dessa história: o sedentarismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, além de ser responsável por outras muitas complicações de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, transtornos como depressão e ansiedade, obesidade e câncer de mama e colorretal, segundo uma pesquisa publicada na revista Lancet. Estar em movimento, portanto, não tem a ver só com a forma física, mas com saúde como um todo, envolvendo qualidade de vida, bem-estar e autoestima.

Virar esse jogo e se tornar mais ativo não é missão impossível. A recomendação da OMS é a de que as pessoas pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, meia hora de exercício por pelo menos cinco dias. Simples, não é mesmo? E esse tempo de dedicação à saúde do corpo e da mente não precisa ser encarado como algo chato, sem motivação. É possível transformar o exercício em hobby ou até mesmo numa grande paixão.

É nisso que o Gympass acredita: todo mundo pode encontrar uma modalidade ou atividade física para amar, como explica Paloma Ishii, diretora de marketing do Gympass Brasil, plataforma que vende planos mensais que dão acesso a mais de 16 mil academias e estúdios no Brasil todo. Além disso,o Gympass está presente em outros 13 países.

Segundo Paloma, a iniciativa surgiu para transpor barreiras funcionais e emocionais da inclusão da atividade física na rotina. "Muitas pessoas deixam de fazer exercícios por conta da questão financeira ou da dificuldade de conciliar a atividade com o trabalho, além daquelas que desanimam com a rotina. E o Gympass veio como uma nova forma de vivenciar a atividade física, com a possibilidade de experimentar e revezar modalidades e locais de prática diferentes, com um valor fixo", explica.

Com uma única mensalidade, você consegue frequentar as academias e os estúdios parceiros do Gympass espalhados pelo País, com acesso a diferentes tipos de exercícios físicos, dos tradicionais aos mais inusitados. Os planos são acessíveis e tem um custo a partir de R$ 69,90 ao mês. Basta escolher o que melhor atende sua necessidade e procurar a academia mais próxima. Dessa forma, dá para treinar em qualquer lugar, a qualquer hora do dia.

Para treinar sozinho ou com colegas de trabalho
Razões para se engajar nessa causa não faltam, mas tem mais um convite especial para usuários individuais que querem encontrar no esporte uma motivação de vida. Durante todo o mês de março, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, Gympass vai oferecer 1 milhão de aulas grátis, no valor de até R$ 50, que podem ser feitas em qualquer unidade parceira do programa, com mais de 600 opções de modalidades esportivas. Cada usuário tem direito a uma aula gratuita. Basta se cadastrar no site, resgatar o voucher promocional e verificar quais academias e modalidades estão contempladas no valor oferecido por Gympass.

Além da possibilidade de investir em um plano individual do programa, existe também o Gympass para empresas. Funciona assim: empresas interessadas se tornam parceiras de Gympass e oferecem aos seus funcionários desconto em um determinado plano, como forma de benefício, com o custo reduzido.

"A ideia é incentivar que os colaboradores tenham uma vida mais ativa, com mais saúde física e mental, dentro do programa de qualidade de vida das empresas. Além disso, oferecemos relatórios e dados que permitem que o RH das empresas avalie a adesão dos colaboradores ao benefício", acrescenta Paloma Ishii.

Dá para começar a se mexer e espantar o sedentarismo por conta própria ou na companhia de outras pessoas. O importante é ir de coração aberto e escolher atividades que realmente trazem prazer, o que é fundamental para que prática se torne parte da sua rotina de vida.

Logo abaixo, você encontra algumas sugestões de aulas e atividades oferecidas pela Gympass, entre 600 opções, que melhoram a saúde, definem o corpo e ainda fazem com que as horas passem voando, sem que você perceba. Escolha a sua favorita e boa aula!

Aulas de circo
O circo não serve apenas para darmos boas gargalhadas. Transformado em modalidade fitness, o picadeiro funciona como uma ótima válvula de escape para se exercitar e mandar o estresse para bem longe. Depois do aquecimento e do alongamento, os alunos podem optar por diferentes aparelhos que aprimoram força, equilíbrio e consciência corporal, como monociclo, tecido, lira e trapézio. O espaço também é protegido por colchonetes, o que garante segurança aos praticantes. Além de se divertir, você consegue queimar calorias e fortalecer os músculos dos membros inferiores, superiores e abdômen.

Escalada
Às vezes, tudo o que você precisa é daquele "empurrãozinho" de uma atividade física praticada em dupla ou em grupo. Esse é o caso da escalada, um exercício que pode ser feito na companhia de outros aventureiros e que ajuda a modelar o corpo, trabalhando os músculos de forma equilibrada e completa. Além de ser uma atividade de baixo impacto para as articulações, a escalada pode ser feita por qualquer pessoa e é relativamente simples, podendo substituir a musculação tradicional. Uma hora de aula de escalada consegue queimar até 700 calorias.

Pole dance
Dança ou exercício físico? Podemos dizer que o pole dance é uma mistura divertida e empolgante dos dois. Explicando de um jeito bem simples, a prática consiste em movimentos de força e equilíbrio ao redor de uma barra de metal vertical. O pole dance exige bastante dos músculos superiores e inferiores do corpo, já que todo movimento depende do trabalho de força do praticante. Esse exercício também gasta muitas calorias em uma hora de aula e, de quebra, te deixa com a barriga chapada e os braços mais firmes, além de garantir flexibilidade para o corpo como um todo.

Powerjump
Se você se considera uma pessoa impaciente e agitada, talvez seja a hora de abrir o coração para o powerjump, exercício que combina saltos de baixa a alta intensidade sobre um pequeno trampolim, como se fosse uma brincadeira na cama elástica. O exercício, que é basicamente aeróbico, melhora o sistema cardiorrespiratório e ajuda a queimar muitas calorias, com garantia de disposição extra para aproveitar o dia. Mas não para por aí: o powerjump, além de queimar gordurinhas, ajuda a definir os músculos, é campeão no combate à celulite e ainda protege joelhos e quadris de lesões decorrentes de atividades físicas de alto impacto, como no caso da corrida.

Acro Yoga
Você curte yoga, mas prefere algo um pouco mais intenso? A solução está no Acro Yoga, modalidade que combina acrobacia, yoga e massagem em aulas coletivas. Quem faz essa aula experimenta de tudo um pouco: posturas tradicionais do yoga, técnicas de massagem e meditação tailandesa, movimentos de força e relaxamento e muito mais. Além de alongar e fortalecer a musculatura, melhorando a flexibilidade do corpo, o Acro Yoga também trabalha a mente e as relações humanas, desenvolvendo o espírito de equipe e valores como entrega, confiança, desapego e responsabilidade.

Hidro Bike
Uma alternativa interessante à natação e outras atividades na piscina, a hidro bike (ou hidrocycle) funciona como uma espécie de hidroginástica, mas com a vantagem das bicicletas submersas. O exercício é recomendado para quem busca melhorar a postura e o equilíbrio com segurança, já que a água reduz o peso corporal em até 40%, além de diminuir o impacto sobre as articulações. Essa atividade, além de divertida e refrescante, melhora o condicionamento físico e proporciona pernas bem torneadas, uma vez que os membros inferiores são os mais trabalhados durante a aula. E a brincadeira também ajuda a emagrecer: uma hora de exercício pode queimar até 500 calorias.

Zumba
Outra saída para espantar o sedentarismo é transformar algum hobby atual em exercício físico, com dedicação e prática regular. Se você gosta de dançar, por exemplo, pode investir em aulas de zumba, atividade que combina exercícios aeróbicos intensos com ritmos latinos, como salsa e merengue. E não é moleza, viu? Em uma hora de aula, dá para perder até mil calorias. Mas as vantagens dessa modalidade vão além da perda de peso e fortalecimento dos glúteos. Por ser uma dança carregada de sensualidade, a zumba ainda melhora a autoestima e promove a interação social entre os alunos, detalhes que fazem toda a diferença para a sensação de bem-estar após a prática do exercício.

Boxe
Para quem busca uma opção mais intensa e radical para se exercitar, a dica é considerar alguma modalidade de luta, como no caso do boxe, que trabalha o corpo inteiro sem descanso. Nessa atividade, o praticante precisa realizar muitos movimentos distintos, o que melhora a definição de músculos dos braços e das pernas. Mas maiores atrativos do boxe são os resultados do exercício físico na região abdominal, com garantia de barriga sarada e definida e uma cintura mais fina. Além disso, o boxe é um excelente esporte para quem precisa extravasar tensão, estresse e energia acumulada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário